O que é telemarketing e quais são suas vantagens?

O que é telemarketing e quais são suas vantagens?

Para entender bem o que é telemarketing, a primeira coisa que precisa saber é que é uma estratégia de comunicação. Seu objetivo é oferecer produtos, promoções e serviços pelo telefone. O telemarketing pode ser muito benéfico e ajudar as empresas a aumentar suas vendas.

Para que seu negócio tenha um bom telemarketing em Portugal terá que criar um diferencial competitivo com um atendimento mais eficiente.

Por isso, hoje queremos apresentar-lhe as estratégias que podem tornar o telemarketing ainda mais produtivo para o seu negócio.

Quais são as vantagens do telemarketing?

A principal vantagem do telemarketing é o contato direto da empresa com o consumidor. Através da voz, pode aproximar e facilitar a conexão entre as duas partes.

Porém, é preciso ter cuidado, porque se não fizer um bom plano pode acabar oferecendo uma experiência pesada e burocrática.

Call centers em Lisboa - IBERQ TELEMARKETING

Por outro lado, existem outras estratégias, como o email marketing, que podem dar resultados muito bons para o seu negócio. Mas o telemarketing torna o atendimento ao cliente mais humanizado.

É importante saber como tirar proveito dessa vantagem. Com isso, pode aproveitar ao máximo o telemarketing, garantindo seus benefícios como a fidelização do cliente.

Ao contrário, se não for bem planeado, o telemarketing pode dar ao usuário uma impressão negativa de sua empresa. Para isso terá que conseguir otimizar alguns pontos dessa estratégia para que esse serviço resulte. Para realizar ações mais eficazes, pode sempre recorrer ao Marketing, mesmo com um orçamento apertado.

O que fazer para um telemarketing de sucesso?

É importante que se deseja que o telemarketing dê resultados, leve em consideração algumas dicas que farão essa estratégia funcionar.

Faça um Contact Center

É importante que não se concentre apenas no contato telefônico. A criação de um Contact Center dará ao consumidor diferentes possibilidades de contato, permitindo que ele escolha a que mais gosta. Com isso terá atendimento nas redes sociais, nos chats da sua página e nos e-mails, assim ampliará as possibilidades de contato com o cliente.

Inbound Marketing

Outra estratégia para se aproximar do usuário é o Inbound Marketing ou Marketing de atração. Essa estratégia consiste em atrair o cliente com conteúdo valioso, útil e relevante. Desta forma, os clientes encontram a sua empresa através de diversos canais como blogs, redes sociais ou SEO.

Essa estratégia é uma forma de se aproximar do usuário e estreitar o relacionamento, tirando as reais dúvidas do cliente. Aos poucos, eles conhecerão mais sobre a sua empresa e os serviços que você oferece.

Assim que tivermos o potencial cliente, sua equipa de telemarketing entrará em contato consigo para fechar o negócio. Com isso poderá dirigir-se a um usuário que já está preparado para receber um contato mais próximo.

Marketing relacional

Essa tática é um complemento ao Inbound Marketing. O Marketing Relacional consiste na criação de um conjunto de estratégias de fidelização e criação de autoridade no mercado. Ou seja, o objetivo do Marketing de Relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, transformando-os em promotores e defensores da marca.
O que está claro é que o relacionamento positivo e próximo com o consumidor deve ser garantido ao longo de todo o processo de venda. A relação entre a marca e o cliente deve ser fortalecida e não apenas comercial.

Invista em treinamento

Um conselho que lhe damos se pretende que o telemarketing lhe proporcione vantagens é investir na formação dos profissionais da sua equipa. A campanha de telemarketing pode ser muito boa, mas não funcionará se você não tiver funcionários treinados que possam prestar um bom atendimento pós-venda.

Empresas de telemarketing em Portugal - IBERQ - 5

Estabeleça metas e acompanhe o desempenho

Se quer fazer um bom trabalho de telemarketing é importante acompanhar o desempenho das ações. Para isso, é preciso traçar metas e saber a todo momento se o serviço prestado é satisfatório para o consumidor.

Uma forma de fazer isso é estabelecendo metas individuais, como tempo de serviço e o número de clientes de cada profissional. Às vezes, o tempo de resposta é satisfatório, mas o número de soluções é baixo. Com isso saberemos quais pontos precisam ser melhorados.

Blockchain

Um dos grandes desafios do telemarketing é superar a desconfiança que empresas e consumidores têm com essa estratégia. Uma solução para esse problema pode ser o blockchain.

Com um registo digital, pode ter maior controle sobre quem e por que os dados estão a ser usados. Isso permitirá que sejam utilizados somente quando o consumidor autorizar, tudo isso oferece mais confiança ao consumidor.

Não  terá que se preocupar com muitos desses pontos, pois a empresa de call center contratada cuidará deles. O principal é que você e o call center pensem no consumidor e que escolha o canal que dê um atendimento satisfatório ao cliente.

Esperamos que com todas essas informações , tenha uma ideia mais clara do que é telemarketing e como aproveitar ao máximo essa estratégia.

Comparte!

Informe-se das nossas novidades

Deja una respuesta